O que é?
A manutenção preventiva é o tipo de operação que se realiza em equipamentos e sistemas, com o objetivo de manter o seu bom funcionamento.
Em que consiste?
Este tipo de intervenção consiste na realização de operações periódicas, em intervalos e critérios previamente definidos, que podem passar por:
Inspeções visuais para monitorização de desgaste;
Análise aos componentes dos sistemas, com recurso a equipamentos de medição e monitorização, para avaliar o seu estado de funcionamento;
Substituição programada de componentes dos sistemas, de acordo com as instruções de manutenção dos fabricantes;
Limpeza e conservação dos componentes dos sistemas;
Resolução de anomalias existentes nos sistemas.
Qual a sua importância?
O principal objetivo da manutenção preventiva é manter bom funcionamento dos equipamentos/sistemas e reduzir as probabilidades de ocorrência de avarias.
Quais os benefícios?
Nos sistemas de segurança, a manutenção preventiva assume um papel de grande relevância. Este tipo de sistema visa a proteção de pessoas e bens, reduzindo as probabilidades de ocorrência de avarias que coloquem em causa a operacionalidade do sistema.
Assim, é importante que os sistemas sejam mantidos em funcionamento, de forma eficaz e eficiente, com manutenção adequada e regular, de modo a garantir uma maior proteção das pessoas e dos bens, a baixos custos de manutenção corretiva.